Construção civil e serviços ajudam a reduzir nível de desemprego

Construção civil e serviços ajudam a reduzir nível de desemprego
Os setores da construção civil e serviços ajudaram Sorocaba a diminuir a evolução do nível de desemprego na cidade em fevereiro. O índice de fechamento de postos de trabalhos formais na cidade ficou menor do que nos meses de janeiro deste ano e de fevereiro do ano passado. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e foram divulgados na terça-feira (22).

Juntos, os dois setores demitiram 3795, porém, os números de contratados foram bem maiores, atingindo 4581 empregos formais. Com saldo de 786, os dois setores apresentaram os melhores índices. Somente o setor de serviços foram quase 600 novos postos de trabalho.

Vilões

Como tem ocorrido nos últimos meses, o setor industrial foi o grande vilão da evolução do emprego formal na cidade. Em fevereiro, 1.490 pessoas perderam o emprego contra apenas 750 que foram contratadas. Já o comércio demitiu 1.752 pessoas e contratou apenas 1385.
Ainda sobre fevereiro deste ano, as administrações públicas na cidade fecharam o mês estável, assim como o setor da extrativa mineral. Já os setores da agropecuária e do chamado serviço industrial de utilidade pública apresentaram resultados negativos, porém com números inexpressivos para o montante global de contratações e demissões.

Janeiro

Comparado a janeiro deste ano, fevereiro apresentou recuo no número de demissões. No primeiro mês do ano foram fechados 444 postos de trabalho em Sorocaba. Já no mês passado, o número caiu para 335.

Fevereiro de 2015

No caso da comparação de fevereiro deste ano comparado com fevereiro de 2015, a redução é ainda maior. No período comparado do ano passado foram quase setecentos postos de trabalho fechados, ou seja, menos da metade do registrado este ano. Nos últimos doze meses a cidade fechou 12.350 postos de trabalho. Somente no período que compreende os meses de janeiro e fevereiro deste ano o fechamento de postos chega a 777.

Marcel Scinocca - Jornal Z Norte 332ª Edição (25/03/2016)