Como se sair bem em momentos de crise profissional

Como se sair bem em momentos de crise profissional

Superar situações difíceis é parte da vida profissional. Ao longo dos anos, aprendemos a controlar emoções e tolerar as experiências difíceis, com maturidade, distinguindo a crise dos desafios. Existem vários motivos que levam os profissionais a acreditarem que pequenas dificuldades são crises profissionais, por isso cuidado para não se enganar!

Crise ou falta de planejamento profissional?

Uma vida profissional saudável é aquela que contém desafios que despertam a oportunidade de crescimento e aquisição de novos conhecimentos. O caminho deve ser apaixonante e motivador. Não deixe que o fluxo do seu trabalho, a rotina e a falta de tempo estagne o seu crescimento. Busque sempre novas formas de desenvolver o mesmo trabalho e demonstre a sua habilidade para participar de novos projetos e desafios corporativos.

Em um dado momento, durante o desenvolvimento profissional, é comum se deparar com momentos de insatisfação. Porém, não confunda um momento com uma crise, cuidado para não tomar uma decisão definitiva como um pedido de demissão.

Um profissional que estabelece objetivos de curto, médio e longo prazos, consegue ter uma visão melhor sobre onde ele se encontra, dentro do planejamento realizado, reconhecendo o momento certo para mudar de emprego, tentar negociar um novo salário ou oportunidade dentro da empresa.

Quem está no meio de uma crise, deve analisar o seu planejamento. Caso não tenha nada elaborado, aproveite a crise para sair da zona de conforto, mas seja cauteloso e administre o momento com inteligência emocional, sem esquecer as necessidades e responsabilidades.

Cuidados em momento de crise

No meio dos desafios e momentos de crise, algumas dicas e sugestões de desenvolvimento de competências podem facilitar a administração e o término dessa etapa, que costuma ser estressante:

  1. A comunicação verbal pode ser um fator de risco em momentos de crise, por isso, controle o emocional, tenha bom senso e pondere o que você irá dizer e com quem irá falar.  Fale pouco e apenas o necessário, é melhor do que falar exageradamente e se prejudicar.
  2. Os conflitos e momentos de crise devem ser vistos como uma oportunidade de crescimento, por isso, mantenha a calma, observe o clima e todos os pontos que incomodam, para fazer escolhas diferentes e criativas.
  3. A crise contribui para melhorar o ambiente corporativo, fortalecendo as equipes e removendo pontos negativos. Manter o raciocínio equilibrado e ponderado é fundamental para conseguir encontrar uma solução saudável.
  4. Tenha disposição para buscar novas soluções e para conseguir encontrar um ponto positivo no meio da tempestade.  Não deixe o desânimo tomar conta.