Quer conseguir um emprego ou estágio? Coloque seu foco na solução

Quer conseguir um emprego ou estágio? Coloque seu foco na solução
É verdade que muita gente está buscando por uma posição no mercado de trabalho. E este artigo vai ajudar muito tanto estas pessoas quanto aquelas que já estão empregadas, mas que encontram dificuldades no ambiente de trabalho. Então, fique atento e leia até o final.
A dica é: foco na solução. Parece óbvio, mas não é. Se você está buscando um emprego ou estágio precisa deixar claro durante a seleção o que você pode oferecer de solução para a empresa contratante. O currículo, sua forma de se expressar, sua experiência, tudo isso conta. Mas o que conta muito mais é justamente a sua visão. E o que é essa tal de “visão”? É como você enxerga o trabalho.
Exemplo: se o entrevistador diz que a empresa está com um desafio na área de vendas, o que você pensa?
Letra a: não tenho nada com isso, afinal a minha área não é de vendas. Letra b: sou da área de vendas e já sei que isso será exaustivo, me arrepio só de pensar. Letra c: não sou da área de vendas, mas estou pronto para colaborar com outras habilidades e vou demonstrar isso ao entrevistador. Letra d: sou da área de vendas e já estou pensando em quais soluções posso oferecer.
Se você respondeu com as letras c ou d você está no caminho certo! Não importa se você é ou não da área citada (a área de vendas foi apenas um exemplo). O que a empresa procura é um profissional que contribua e para isso é preciso que todas as áreas estejam trabalhando em sintonia, em mútua colaboração.
Outro ponto importante: a mente do profissional precisa estar voltada para a solução e não para o problema. Imagine que você está em um emprego e a cada detalhe que aparece você procura seu chefe para relatar e perguntar o que fazer. Essa é uma postura voltada para o problema.
Você pode recorrer ao seu chefe (caso seu cargo não lhe dê muita autonomia, isso varia de acordo com cada função), mas vá com a solução já pensada. Mostre que você já se esforçou para encontrar uma solução e não está ali apenas devolvendo o problema para ele. Veja como essa postura é diferente, mais profissional. Esteja você empregado ou não, reflita: será que você tem atuado como um “repetidor” de problemas ou você já tem consciência dessa atitude voltada para a solução?
Continue acompanhando os posts da Agiliza RH e entre em contato com a gente para saber mais sobre vagas e sobre como contratar estagiários para a sua empresa de forma profissional e assertiva: (15) 3232-5393 | 3232-2039 e [email protected]