Que defeitos citar na entrevista de emprego?

Que defeitos citar na entrevista de emprego?
Durante o processo seletivo, sempre chega a hora em que você precisa falar sobre seus pontos fracos. A maioria das pessoas fica preocupada pois acredita que se expor suas fragilidades, será descartada. E agora, o que fazer?
O primeiro ponto é que todos temos pontos de melhoria. Tentar escondê-los, tentar se fazer de perfeito, só vai demonstrar uma fraqueza muito maior: a arrogância. Assim, em um processo seletivo o que você deve fazer é responder com sinceridade, porém não colocando seus pontos “fracos” como grandes obstáculos e sim como aliados no seu desenvolvimento.
Vamos dar um exemplo. A pessoa responde dizendo que é ansiosa. Ela pode dizer “sou muito ansiosa, isso me faz ficar nervosa, tensa e me tira o foco do que preciso fazer, isso é horrível, me atrapalha demais”. Veja que a pessoa está focando no lado negativo e até fazendo um comentário autodestrutivo.
Outro exemplo: “sou muito ansiosa e considero isso um ponto a melhorar. Porém, no dia a dia, isso acaba me ajudando a estar sempre alerta ao que preciso fazer, a cumprir prazos e a realizar tudo com mais agilidade”. Veja que o ponto fraco é o mesmo “ansiedade”, mas a pessoa direcionou para algo construtivo. Isso demonstra, além da consciência sobre os próprios desafios, também uma boa autoestima.
Portanto, quando for perguntado sobre o seu maior defeito, responda com tranquilidade e explique como você tem feito desse defeito um dos seus grandes aliados. É isso que está sendo avaliado em uma entrevista de emprego: a maneira como você lida com seus próprios desafios e sua capacidade de torna-los positivos no ambiente de trabalho.
Quer saber mais sobre como desenvolver a sua carreira? Entre em contato com a Agiliza RH pelos telefones (15) 3232-5393 | 3232-2039 ou pelo email [email protected]