Qual a melhor forma de estudar?

Qual a melhor forma de estudar?

Existem técnicas de estudo que são úteis para a maioria das pessoas. Por exemplo, em um curso, ler o material didático e fazer exercícios funciona para fixar os conteúdos e contribui na aprendizagem. Porém, cada pessoa também possui suas peculiaridades na hora de estudar. Conhecer o seu jeito de estudar e respeitá-lo vai ajudar a render mais nos estudos.

Uma coisa importante a ser observada é a hora do dia em que você estuda melhor, em que assimila melhor as informações. Para algumas pessoas isso acontece pela manhã, para outras no período da tarde ou da noite. Para você, qual é o melhor horário para estudar? Procure, na medida do possível, adaptar sua rotina para tornar seus estudos melhores.

Outro ponto importante é observar se você estuda melhor sozinho, com um professor ou orientador ou em grupo. Há pessoas que rendem muito mais sozinhas, pois não conseguem se concentrar quando estudam em grupo. Para outras, é necessário ter alguém junto para tirar dúvidas e estimulá-la a ir além. Para você, como isso acontece?

Se você está estudando para um concurso, por exemplo, é importante conversar com pessoas que já foram aprovadas na mesma prova. Elas poderão lhe dizer quais foram os maiores desafios e quais foram os passos para ter sucesso nos estudos. Pergunte a elas como faziam para resolver questões mais difíceis, onde buscavam informação, como era o método usado para memorizar as informações. Depois, teste na sua vida, aplique o método utilizado por elas. Veja quais serão os efeitos e, se necessário, faça as suas adaptações.

Dessa forma, você poderá chegar ao seu próprio método de estudo, aquele ideal para você, para a sua realidade e que lhe trará os maiores resultados. Sucesso e boa sorte!