Perguntas para se fazer ao procurar emprego

Perguntas para se fazer ao procurar emprego
Ao buscar uma vaga de emprego, você tende a se deparar com vários desafios. Seus medos e inseguranças podem vir à tona e atrapalhar o processo de conquista de uma nova posição no mercado de trabalho. Para identificar esses bloqueios, existem perguntas que você deve se fazer e responder com sinceridade. Confira abaixo as perguntas que a Agiliza RH preparou para ajudar você nessa caminhada.
1.O que pode acontecer se você arriscar algo novo?
Essa pergunta vale tanto para quem está tentando emprego em uma nova área quanto para quem sabe que precisa tomar uma nova atitude na hora da entrevista de emprego. Em uma nova área, você pode estar ainda desenvolvendo seus conhecimentos e sua experiência. Não deixe que isso gere insegurança e trave as suas oportunidades.
No caso de tomar uma nova atitude na hora da entrevista como, por exemplo, se comunicar melhor, com mais assertividade e espontaneidade, também vale a mesma pergunta. Afinal, o que pode acontecer se você arriscar algo novo? Responda com sinceridade e reflita.
2.O quanto você confia nas pessoas envolvidas nos seus sonhos?
Ao buscar uma nova oportunidade de trabalho, tem mais chances quem se permite receber ajuda de diversas pessoas. Ou seja, quem anuncia para amigos, parentes e profissionais da área que está procurando um emprego. Não que essas pessoas sejam especialistas em RH (afinal, para isso existe a Agiliza RH), porém elas podem avisar você quando souberem de alguma vaga e apoiarem você dando aquela força, ajudando a aumentar o seu entusiasmo.
Porém, há quem prefira não divulgar que está em busca de emprego, pois tem medo da concorrência. Outra causa é que a pessoa pode estar cultivando uma vergonha de estar fora do mercado de trabalho. Se esse é o seu caso, há duas reflexões a serem feitas.
Primeiro: a concorrência existe em qualquer área e a melhor forma de você enfrenta-la é se preparando (estando bem informado sobre o mercado, ressaltando as suas qualidades, entre outras atitudes). Segundo: compreender que não é demérito estar fora do mercado, pois isso pode acontecer com qualquer trabalhador, inclusive com quem é competente e bem qualificado. Então, responda a essa pergunta e passe a confiar mais nas pessoas, pois elas podem ajudar muito o seu sonho de encontrar um bom emprego se tornar realidade.
3.O que realmente faz você continuar parado?
A resposta para essa pergunta pode já estar pronta para muitas pessoas: estou parado porque não surge a vaga de emprego que eu quero. A sugestão aqui é que você analise isso mais a fundo. Mesmo que não surja a vaga que você tanto gostaria, o que você pode fazer para não ficar parado? Existe algum outro tipo de trabalho que você possa fazer? Quem sabe você tem um talento ainda não explorado e que fará a diferença se você colocá-lo em prática?
Faça essas perguntas a si mesmo até descobrir a real causa que ainda mantém você estagnado quando o assunto é emprego. Muitas vezes, a pessoa pode estar parada por não admitir nada menos do que tinha no emprego anterior (tanto em relação a salário quanto a benefícios, cargo ou local de trabalho, por exemplo). Enquanto que, dependendo da situação, é necessário flexibilizar para poder reequilibrar a situação financeira e, em seguida, conseguir avançar novamente.
Fez sentido para você?
Continue acompanhando o blog da Agiliza RH para ter mais informações sobre como desenvolver a sua carreira.