Como manter o foco no que interessa?

Como manter o foco no que interessa?
No dia a dia de trabalho, muitas podem ser as interrupções que fazem você perder o foco no que realmente importa. Se apesar de fazer muita coisa, você chega ao final do dia sem ter cumprido o planejado é hora de identificar o que está atrapalhando seu foco. Confira dicas neste artigo.
Reduza o tempo nas redes sociais e ao telefone – Olhar as redes sociais (principalmente as da empresa onde você trabalha) e usar o telefone são atitudes que devem ser moderadas durante o expediente. O problema não está nessas ferramentas em si, mas na maneira como você as utiliza. Por isso, use esses recursos somente quando necessário, pois eles podem fazer você perder um precioso tempo.
Organize suas tarefas – Você pode e deve ter uma agenda onde anota todas as tarefas prioritárias da semana. O tempo que “sobrar” após você alocar essas tarefas deve ser usado para ajudar os colegas de trabalho, pesquisar sobre algo que possa favorecer a empresa ou para encaixar reuniões.
Mesmo que seja preciso mudar as atividades de horário durante a semana, quando você tem uma agenda organizada até os imprevistos são melhor administrados.
Reserve um tempo para trabalhar concentrado – Dependendo da função exercida, você pode ter a necessidade de estar em contato constante com outras pessoas. Porém, há atividades, como o desenvolvimento de alguns projetos, que precisam de uma atenção mais focada.
A dica é: reserve um horário do que seu dia para se dedicar a uma atividade que exija mais concentração. Assim, você se educa para não responder e-mails ou atender telefonemas longos durante este período. É claro que você não vai ficar incomunicável, mas ao ser solicitado avise que está focado em um projeto e que retornará em breve. No final, você terá a satisfação do dever cumprido e de ter mantido o seu foco.
Diga não à proscrastinação – Vença o hábito de deixar as tarefas para depois. Se você não faz uma atividade hoje e ela fica para amanhã, já estará mais perto do prazo de entrega e pode aumentar o estresse no trabalho.
A melhor coisa a ser feita quando se tem tarefas grandes é dividi-las em partes menores e executa-las aos poucos. Você pode fazer uma parte em cada dia, com pequenas pausas ou revezando com outras atividades.
Isso baixa a ansiedade e mantém a sua atenção na tarefa do dia, sem se preocupar com a grande tarefa que ainda precisa ser realizada para concluir o projeto. Ou seja, essa prática faz você manter o foco.
 
Reserve um tempo para aprimorar – Não perca tempo sendo perfeccionista na execução do seu trabalho. É claro que você vai realizar com qualidade e empenho, mas não exagere e fique empacado em detalhes que não são muito importantes.
Uma dica é: faça o trabalho com qualidade, mas sem exagerar. Em seguida, caso sobre tempo, você aprimora ou inclui um detalhe que eleve ainda mais a qualidade.
Administre bem seus emails – Além das redes sociais e do telefone, há outros hábitos que roubam seu tempo. Um deles é checar o email a todo momento. Faça isso apenas em horários determinados.
Crie uma rotina para administrar seus e-mails com inteligência. Leia os e-mails, responda imediatamente os que já podem ser solucionados e marque aqueles que precisam de uma análise mais profunda do tema.
Em seguida, encaixe em sua agenda um horário para tratar desses e-mails mais aprofundados ou daqueles dependem da resposta de terceiros. Assim, você cria uma ordem de importância para os e-mails que recebe e consegue administrá-los mais sabiamente.
Quer mais dicas para administrar melhor o seu tempo? Clique aqui e confira este outro artigo sobre o tema. (link para http://www.agilizaestagio.com.br/dica/-Como-ter-mais-tempo-livre-no-seu-dia-a-dia---agiliza/18)

E fique atento ao blog da Agiliza RH.

Aqui, você sempre encontra novos conteúdos para ter mais sucesso em sua carreira.