Como cultivar o hábito de estudar todo dia?

Como cultivar o hábito de estudar todo dia?
Você precisa passar em uma prova importante ou expandir seus conhecimentos para se tornar mais qualificado para o mercado de trabalho. Porém, não consegue estudar todos os dias. Quando você percebe, já se passaram meses e você não estudou quase nada. Confira neste artigo como desenvolver o hábito de estudar todos os dias.


Um dos maiores desafios de quem quer estudar todos os dias é manter o entusiasmo ao longo de tempo. Geralmente, as pessoas começam empolgadas, mas depois de alguns dias, a força de vontade diminui e o interesse também.
Defina horário e local
Para superar essa barreira, você precisa encarar o estudo como um hábito. Ou seja, o estudo será algo que você faz rotineiramente, com um ritual.
Reserve um horário específico na sua agenda para estudar. Veja quanto tempo por dia você consegue destinar a essa tarefa: 1 hora, 1h30, 2 horas? Você até pode chegar à conclusão de que só tem 15 minutos em seu dia para estudar. Ótimo! Utilize esse tempo com dedicação, pois ele fará a diferença ao longo dos meses.
Outro fator para criar o hábito de estudar é definir o local onde você fará isso. O ideal é que seja um ambiente silencioso, bem iluminado e com mesa e cadeira confortáveis. Se estudar em casa, organize seu material sempre no mesmo lugar, isso faz o cérebro identificar que naquele local você deve manter a concentração.
Caso você não tenha um lugar apropriado em casa para estudar, a alternativa é ir até uma biblioteca na sua cidade. Geralmente, esses locais são silenciosos e você ainda tem a vantagem de poder pesquisar nos livros disponíveis.
Evite interrupções
Outro grande obstáculo de quem está estudando são as interrupções. Em casa, seus familiares podem chamar você para ver um programa na tv, para fazer uma refeição ou simplesmente para bater papo. Se você ceder, lá se vão momentos preciosos de estudo.
 
 
Antes de começar a estudar, avise a todos em sua casa que você estará concentrado até uma determinada hora e que não quer ser interrompido para nada. Seja claro. Assim, as pessoas entenderão e poderão lhe apoiar em seu objetivo.
Mais uma dica: desligue o celular e qualquer outro aparelho eletrônico que possa distrair você durante o período de estudo. Se você estuda no computador, evite deixar várias abas da internet abertas e se desconecte das redes sociais. Deixe somente aberto o programa, e-book ou vídeo-aula que você estiver utilizando.
Administre suas emoções
Imagine que você traçou um plano de estudo, definiu um horário na agenda e um local adequado. Estava tudo indo bem até que você discutiu com um familiar ou se estressou com um amigo e isso baixou a sua energia.
Ninguém está livre de passar por situações desse tipo e correr o risco de perder o autocontrole e desanimar. Porém, mesmo nesses momentos, os estudos não podem ser deixados de lado.
Para ter resultados, você precisa encarar o estudo como uma prioridade. Se você está chateado ou triste, isso faz parte da vida. Mas continue mantendo o foco nos estudos, faça chuva ou faça sol, esteja alegre ou aborrecido.
É esse nível de compromisso que você precisa ter em relação aos estudos. Caso contrário, tudo será motivo para adiar a leitura de um livro ou a realização de um exercício.
Se em um dia mais tenso você não conseguir cumprir todo o seu plano de estudo, tudo bem. Mas estude pelo menos o que você puder. Não deixe o dia passar sem estudar nada. Lembre-se de que se trata de um hábito. Por isso, o estudo deve ser praticado todos os dias.
Coloque essas dicas em prática e você começará a progredir nos estudos.
Não deixe de voltar sempre ao site da Agiliza RH para conferir os novos artigos sobre carreira, estágios e mercado de trabalho.