A importância do autoconhecimento ao buscar emprego

A importância do autoconhecimento ao buscar emprego
Você está tentando uma recolocação no mercado de trabalho. O medo de ficar desempregado, as contas chegando e a necessidade de voltar para a ativa tendem a gerar cada dia mais ansiedade. Tudo isso é compreensível, mas calma! Para conquistar um emprego no qual você se realize é necessário buscar o autoconhecimento.
Uma pessoa que sabe quais são as suas qualidades, os seus potenciais e também conhece os seus pontos fracos tem mais chances de conseguir uma boa vaga de emprego ou estágio. O motivo é simples: ela vai se sair melhor no processo seletivo, pois demonstrará mais autoconfiança, mais segurança sobre o que sabe fazer e transparência sobre o que não sabe.
Outro ponto fundamental é que essa pessoa vai focar em se candidatar para vagas que mais tenham a ver com o perfil dela. Assim, ela não perde tempo com as vagas que não têm nada a ver consigo.
Mas como buscar autoconhecimento? Existem várias formas de saber mais sobre si mesmo.
Uma delas é listar as suas características mais importantes. Divida uma folha de papel em duas colunas. Em uma delas, lista seus pontos positivos (o que você faz bem) e na outra coloque os seus pontos de desafio (o que lhe incomoda, o que você não gosta de fazer).
Mais uma maneira de se autoconhecer é perguntar para as pessoas próximas (amigos, parentes ou alguém que já trabalhou com você) no que elas acham que você é bom. Pergunte também o que elas nunca pediriam que você fizesse. Anote tudo e depois verifique se as respostas batem com o que você já havia anotado.
Apenas com esse exercício simples pode ser que você descubra outras características importantes suas que nem imaginava ter. É claro que você não precisa concordar com as opiniões que as pessoas têm sobre você, mas se permita escutar e vá filtrando o que vale e descartando o que não vale.
A partir de então, observe se você vem dando destaque para as suas qualidades, se tem exposto o que você sabe ou se está escondendo suas virtudes (uma grande autossabotagem quando se procura emprego). A forma como você lida com seus pontos fortes e fracos vai influenciar diretamente nas suas chances de se recolocar profissionalmente.
Afinal, ninguém é perfeito, mas todos têm muito a contribuir no mercado de trabalho.