6 dicas para se dar bem em um processo seletivo

6 dicas para se dar bem em um processo seletivo
Você tem o conhecimento técnico e a formação necessária para determinada vaga. Porém, na hora da seleção, não sabe como se comportar? Confira estas dicas para se dar bem em um processo seletivo.
1 – Seja honesto
Em um processo seletivo, você precisa ser completamente sincero. Quando uma pessoa mente ou omite a verdade, seu corpo reage por meio de uma mudança de expressão, um desvio do olhar ou um tremor nas mãos ou na voz. Esses e outros sinais são facilmente identificados pelo profissional de RH.
Além disso, de que adianta você mentir sobre uma habilidade e depois não conseguir desempenhar corretamente a função? Lembre-se de que no mundo empresarial você terá que entregar de acordo com o demonstra durante o processo seletivo.
2 – Comunique-se de maneira clara
Se você tem o hábito de utilizar gírias ao conversar com seus amigos, tudo bem. Mas não leve esse vocabulário para o processo seletivo. A seleção de estágio ou emprego é um momento que pede uma certa formalidade. Por isso, saiba se comunicar de forma clara e objetiva.
O português correto tanto ao falar quanto ao escrever também é considerado na hora da seleção de candidatos. Palavrões não devem ser utilizados em nenhuma hipótese.
3 – Fale dos seus pontos fracos
Se você não sabe o que dizer quando é perguntado sobre seus pontos fracos, você demonstra falta de autoconhecimento. Afinal, ninguém é perfeito.
Falar dos pontos fracos mostra que a pessoa tem maior domínio sobre si mesma e mais maturidade. Se você está fazendo algo para melhorar seus “defeitos” como ler sobre um determinado assunto ligado ao cargo pretendido, fale disso também.
Dessa forma, você demonstra que é um profissional consciente e em busca de evolução. Essa é mais uma das dicas para se dar bem em um processo seletivo.
4 – Saiba trabalhar em equipe
Se você está em uma dinâmica de grupo, saiba que a sua capacidade de trabalhar em equipe está sendo avaliada. Por isso, respeite a vez dos demais candidatos e tenha uma comunicação agradável com todos.
O segredo está em se destacar pelas suas habilidades e pelo seu conhecimento da área de atuação, mas sempre mantendo o clima cordial. Quem já entra tenso em uma dinâmica de grupo e preocupado com a competição, fica travado e não demonstra toda as suas qualidades.
 
5 – Demonstre segurança
Busque estar seguro de si mesmo, com um estado emocional equilibrado. Para isso, evite ter conversas pesadas no dia anterior ao processo seletivo. Cuide do seu organismo, durma cedo na noite anterior e faça uma refeição leve, porém nutritiva antes de ir para a seleção. Tudo isso interfere no seu estado emocional, na sua disposição e, consequentemente, no seu desempenho.
Além disso, esteja seguro ao responder questões relacionadas à vida pessoal que possam interferir na esfera profissional. Por exemplo, o recrutador pergunta se você estaria disposto a mudar o horário do seu curso para conseguir a vaga. Se você diz que talvez ou que precisaria checar essa possibilidade, isso já demonstra que você não tem total interesse em entrar para a empresa.
Esteja seguro também do escopo da empresa: qual é o segmento de atuação, desde quando ela está no mercado, onde atua e qual é o foco de trabalho. Pesquise sobre a companhia antes de ir ao processo seletivo, isso fará você dar respostas mais inteligentes durante a seleção.
6 – Foque nas soluções
Esta é a última, mas talvez a mais importante dica deste artigo. Qualquer empresa, seja de qual área for, existe para solucionar determinado problema que o cliente tem. Portanto, nenhuma empresa contrata um profissional para ter problemas e sim para que ele forneça as soluções necessárias.
Ao ir para um processo seletivo, vá com essa mentalidade: como você pode contribuir para que a empresa cresça, melhore, prospere? Não demonstre uma visão pessimista do mercado. Tenha foco nas soluções: o que você pode fazer para resolver um problema?
Caso seja questionado sobre assuntos que envolvam crise ou desafios no seu setor de atuação, diga que está ciente. Mas logo fale sobre as soluções que você pode agregar para que a empresa supere os cenários mais difíceis.
 
Gostou das dicas para se dar bem em um processo seletivo?
Com certeza seguindo essas orientações ficará muito mais fácil ser o escolhido para aquela vaga tão desejada.
Boa sorte e continue contando com a Agiliza RH para melhorar o seu desempenho no mercado de trabalho.