Como ter mais tempo livre no seu dia a dia?

 Como ter mais tempo livre no seu dia a dia?
Iniciar o dia de trabalho com uma enorme lista de tarefas e nunca conseguir terminar todas até o final do expediente pode gerar estresse e frustração. Para que isso não ocorra, defina quais são as suas prioridades do dia.
O princípio de pareto diz que 20% das atividades que uma pessoa realiza geram 80% dos resultados. Ou seja, menos é mais.
Confira abaixo outras dicas para ter mais tempo livre em seu dia a dia.
Aprenda a dizer não
Você assume compromissos que não têm nada a ver com o seu foco e depois se arrepende? Aprenda a dizer não na hora certa. Você não precisa ser grosso ou rude para dizer não. É possível dizer não mantendo a tranquilidade, a educação e tendo firmeza.
Se você tem dificuldades em dizer não, comece exercitando essa habilidade aos poucos. Por exemplo, um amigo lhe pede ajuda com um trabalho da faculdade, que diz ser urgente. Mas você já programou sua agenda para conseguir estudar e colocar suas atividades em dia.
Em vez de dizer sim logo de cara, com medo de desagradar o amigo, que tal explicar a ele que você está ocupado e propor ajuda-lo daqui alguns dias?
Não adianta dizer sim para tudo, não ter tempo para as suas próprias tarefas e depois se sentir uma vítima: “eu ajudo todo mundo e não consigo ter tempo para mim”. Já ouviu algo parecido com isso? Equilibre o seu tempo entre o que você precisa cumprir para atingir seus objetivos e o que pode fazer para ajudar os outros sem se prejudicar.
Não extrapole o tempo em reuniões ou ligações telefônicas
É comum em reuniões de trabalho ou conversas ao telefone as pessoas perderem a noção do tempo. Quem nunca entrou em uma reunião que tinha hora para começar, mas não para terminar? E aquela conversa telefônica que interrompe uma tarefa importante e se alonga indefinidamente?
Cuidado! É nessas horas que o seu tempo vai se desperdiçando sem que você perceba. O ideal é, antes de iniciar uma reunião, já estipular quanto tempo ela vai durar. Assim, todos os participantes ficam cientes e podem marcar outros compromissos para posteriores.
Saiba o que é importante para você
Saber o que tem importância na sua vida é primordial para lidar bem com o seu tempo no dia a dia. Se você tem clareza sobre seus objetivos, você consegue focar no que é importante com mais facilidade.
Por exemplo: um profissional está se preparando para apresentar um grande projeto que poderá render uma promoção na empresa onde trabalha. O importante para ele é crescer na carreira. Portanto, ele vai dar prioridade para produzir o projeto com alta qualidade, sendo esta a tarefa mais importante do dia dele.
Numa parte menor do dia, esse profissional pode participar de outras iniciativas ou reuniões. Mas se ele der prioridade a outras tarefas, nunca conseguirá concluir o projeto nem obter a promoção desejada.

Limite a quantidade de vezes que você checa seu email
Se você vive conectado à internet durante o dia, a tentação de checar o email o tempo todo é grande. Prefira estipular horários específicos para olhar a sua caixa de entrada.
Uma boa opção é definir dois horários para fazer isso. Por exemplo, a primeira vez pode ser no início do dia de trabalho. Assim, você verifica se existe alguma novidade para ser resolvida.
A segunda checagem pode ser ao final do dia, para conferir se ficou alguma pendência que necessite de resposta. Dessa forma, você utiliza o email com organização e evita perder tempo olhando mensagens a todo momento.
Com essas dicas, você vai focar no que realmente importa e conseguirá tempo para realizar todas as suas atividades.
Continue atento ao site da Agiliza RH para conferir as novas postagens e se desenvolver cada vez mais.