3 Desafios do estágio que você deve encarar para crescer

3 Desafios do estágio que você deve encarar para crescer
Mesmo que você esteja bem preparado, o estágio é uma jornada de constantes desafios. E isso é ótimo, pois é durante o estágio que você tem oportunidades de desenvolver suas habilidades e aprender muito. Abaixo, listamos 3 dos principais desafios que os estagiários, cedo ou tarde, têm de encarar.
 

Visitar um cliente sozinho
Muitas empresas precisam que seus colaboradores visitem ou mantenham contato com os clientes, seja para estreitar os negócios com aqueles que já existem ou seja para captar novos. Nessas horas, o nervosismo é natural, principalmente para os jovens que fazem isso pela primeira vez.
Mas tudo bem! Mantenha a concentração no tema da reunião, tenha em mente todas as informações das quais precisa e seja sempre cordial. Dessa forma, você aumenta as suas chances de ser bem-sucedido na reunião.
Ajudar novos estagiários
E quando o estagiário evoluiu e o chefe o considera pronto para orientar estagiários novos? É claro que todo estagiário sempre deve ser supervisionado por um profissional experiente.
Porém, nada impede que um estagiário mais antigo ensine algumas tarefas para os mais novos. Isso é favorável para que ele cresça e se desenvolva. Ao transmitir conhecimento, o estagiário se sente mais valorizado e mais capaz.
Mas como vencer o medo de ensinar os estagiários mais novos? Explique a tarefa de forma objetiva e direta. Esteja aberto a ouvir dúvidas e mantenha a calma e o tom agradável. Lembre-se de que uma tarefa que pode ser simples para você hoje, no passado pode ter sido um desafio, não é mesmo? Tenha paciência e ofereça ajuda ao novo estagiário, mas nunca se posicione com arrogância. Ninguém sabe tudo e o aprendizado é constante.
Fazer uma apresentação
Apresentar um trabalho ou um projeto para o chefe pode fazer suar até o mais experiente dos profissionais. É claro, pois nesta situação a pessoa está sendo avaliada.
Mas não é preciso ficar nervoso. Se o estagiário é chamado a apresentar um trabalho para o chefe isso por si só já significa o alto grau de confiança que ele demonstra. Isso é muito positivo!
O melhor a fazer é estudar bem o assunto do trabalho, se informar e desenvolver conforme foi solicitado. Na hora de apresentar, respire fundo e confie no que você fez. Comece sempre com um sorriso e mantenha uma postura animada e interessada no tema.
Assim, mesmo que o conteúdo da sua apresentação precise ser ajustado (o que é normal), o seu interesse em melhorar aumentará ainda mais a confiança do seu chefe no seu trabalho. Gradativamente, você vai se sentindo muito mais apto para fazer apresentações.
Gostou destas dicas? Continue acompanhando o blog da Agiliza RH para saber mais sobre como desenvolver a sua carreira. Se você procura uma vaga de estágio, entre em contato com a gente hoje mesmo: (15) 3232-5393 | 3232-2039 e  [email protected]